Cirurgias Plásticas Combinadas

A realização simultânea de duas ou mais cirurgias reduz desconforto dos múltiplos períodos de pós operatórios, proporcionando ainda economia de gastos hospitalares, exames, anestésicos e em muitos casos, o custo do próprio Cirurgião Plástico.

Uma significativa porcentagem de pacientes de cirurgias plásticas opta pela combinação de dois ou mais procedimentos cirúrgicos, obtendo além da economia de gastos a redução do período de dias de trabalho ou escola perdidos, ou mesmo o tempo longe do convívio social.

Os procedimentos cirúrgicos comumente mais combinados são cirurgia de pálpebra e lifting facial, mamoplastia de aumento e mastopexia, e abdominoplastia e mamoplastia.
A decisão de combinar dois ou mais procedimentos cirúrgicos deve ser tomada em conjunto com o Cirurgião Plástico, em análise conjunta dos riscos envolvidos em cada procedimento. Cabe ao Cirurgião orientar sobre quais procedimentos são seguros, levando em consideração as condições de cada indivíduo em particular.

Cuidados requeridos:

CADA PACIENTE É UM PACIENTE, deverá ser analisada a  condição clínica da paciente,  a existência de doenças prévias, como pressão alta, diabetes ou outras,  tipo de anestesia empregada, e o tempo total da cirurgia. Dessa forma estaremos fazendo uma avaliação criteriosa e caso não seja interessante pode se fazer as cirurgias em tempos diferentes. A SEGURANÇA do paciente é o mais importante.

Muito embora a combinação de procedimentos cirúrgicos requeira maior tempo de cirurgia e de anestesia do que procedimentos individuais, a combinação proporciona maior satisfação com o resultado e a economia de tempo de pós-operatório, desde que o fator segurança não seja alterado.
A escolha de um Cirurgião Plástico certificado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e de Anestesista especializado é essencial. É também recomendável a escolha de um Cirurgião Plástico com experiência na combinação dos procedimentos desejados. Esses cuidados são necessários para que o paciente opte pela alternativa que ofereça ganho de tempo e redução de custos.

Fontes: Healthcare / Dr. Heraldo Inforzato
Adaptação: Legacy Consultoria